sábado, 17 de outubro de 2015

KREATOR

                                        KREATOR



Gênero: Thrash Metal

País: Alemanha

Kreator é uma banda de thrash metal de Essen, Alemanha, que começou com o nome "Tormentor" no início da década de 1980. Formada por Mille Petrozza (guitarra e voz), Jürgen Reil (bateria) e Rob Fioretti (baixo), a banda iniciou fazendo um som mais próximo ao black metal e death metal, e então assumiu um estilo mais thrash nos anos seguintes. Na década de noventa o grupo partiu para uma abordagem diferente, adotando elementos de metal industrial e metal gótico em seus discos, o que causou reações mistas entre os fãs. Entretanto, a partir de 2001 o Kreator retornou à sua sonoridade pesada e agressiva, voltando ao mainstream no cenário musical e mantendo-se como um dos expoentes do metal extremo mundial.

A banda, influenciada pelo black metal "old school" de bandas como Venom, tem influenciado o mais brutal do metal desde então. Grupos como Dimmu Borgir, Vader, Dark Tranquillity e Napalm Death já realizaram covers do grupo germânico.

A meados de 1982 nasce Tormentor, na cidade de Essen, (Alemanha), composto por Mille Petrozza (vocal/guitarra), Rob Fioretti (baixo) e Ventor Reil (bateria e alguns vocais) .

Em 1984, Tormentor lança uma demo chamada "End of the World" com as canções "Armies Of Hell", "Tormentor", "Cry War" e "Bone Breaker".

No ano seguinte, na época conhecida pela "German Thrash Explosion", e já com o nome da banda mudado para Kreator, é produzido o primeiro álbum, Endless Pain. Lançado pela Noise Records, disco torna-se um marco no thrash metal e o Kreator passa a ser considerada uma das mais rápidas e pesadas bandas da época, trazendo clássicos como "Flag of Hate", "Bonebreaker", "Son of Evil" e o hit "Tormentor." Endless Pain continha vocais rasgados e demoníacos, divididos entre Mille e Ventor, que somado à temática satânica das letras e ritmo muito veloz, acabou sendo referências para muitas futuras bandas de black metal. Lançado pela gravadora Noise Records (Running Wild, Helloween, Gamma Ray, Celtic Frost, Voivod, Destruction, Hellhammer e Bathory), o álbum contou com a produção de Horst Muller, que já produziu bandas como Deliverance, Celtic Frost e Hellhammer.


Depois dos shows de divulgação, em 86 lançam Pleasure to Kill. Marcado por um som mais cru que o anterior, saiu novamente pela Noise Records e foi produzido por Harris Johns (que trabalhara com o Immolation, Sodom, Pestilence, Therion, Voivod e Helloween). Considerado um dos melhores álbuns de thrash metal de todos os tempos e também precursor do death metal, Pleasure to Kill apresentou uma banda ainda mais rápida e brutal em suas composições, com destaque para as faixas "Riot of Violence", "Under the Guillotine", "The Pestilence" e a faixa-título.No mesmo ano é lançado o EP Flag of Hate, contendo a canção homônima regravada e mais 2 músicas inéditas: "Take Their Lives" e "Awakening of he Gods". Ao fim de 1986, Jörg Trzebiatowski é recrutado como segundo guitarrista.

Agora como quarteto, em 1987 é lançado Terrible Certainty, um álbum focado totalmente no thrash metal.Produzido por Roy Rowland, foi considerado um dos mais pesados álbuns dos anos 80. Destacam-se as faixas "Behind the Mirror", "Storming with Menace", "As the Worls Burns" (a última canção cantada por Ventor) e a faixa-título, que tornou-se um clássico do grupo, tocada até os dias de hoje. A faixa "Toxic Trace" ganhou um videoclipe no ano seguinte, o primeiro do Kreator.

O quarto LP, chamado Extreme Aggression, sai em 89 via Noise/Epic Records. Gravado no início do ano em Hollywood, Califórnia, contou com a produção de Randy Burns – que também já produziu bandas como Death, Nuclear Assault, Megadeth e Suicidal Tendencies – e com uma participação especial de Greg Saenz (futuro baterista do Suicidal Tendencies) fazendo backing vocal. Extreme Aggression mostrava uma fase de maturidade da banda, revelando um outro lado musical do grupo, que trazia letras reflexivas, músicas mais progressivas, mas sem deixar a agressividade e peso de lado, trazendo notórias canções como a faixa-título, "Betrayer", "Some Pain Will Last" e "Bringer of Tourture". O Kreator entra em tour pela Austrália, Japão, Moscou, Tchecoslováquia, Argentina, Chile, Brasil e Estados Unidos. Porém a banda tem problemas com sua formação e Jorg Trzebiotowski sai durante a tour, entrando em seu lugar o guitarrista Frank Gosdzik (ex-Sodom). No mesmo ano é produzido um clipe para a música "Betrayer", filmado em Atenas/Grécia, seguido dos lançamentos do vídeo "Extreme Aggression Tour 1989/'90: Live in East Berlin", contendo um show da banda realizado na parte oriental de Berlim, ainda na época da Guerra Fria.

Em 90 sai o álbum Coma of Souls pelas gravadoras Noise/Epic Records.O Kreator surpreende novamente e o álbum se torna mais um marco do thrash metal: o disco continha mais ênfase na parte progressiva e técnica dos músicos, solos de guitarra melódicos e bem elaborados, e trouxe as clássicas "People of the Lie", "When the Sun Burns Red", "Terror Zone" e a faixa-título. "Coma of Souls" contou com o engenheiro de som Jason Roberts, que já trabalhou com House of Pain e Cypress Hill. A capa foi desenhada por Andreas Marschall, que também fez os trabalhos das capas de "Dawn of Possession" (91) e "Here in After" (96) do Immolation; "Dangerous Meeting" (92) do King Diamond; "The End Complete" (92) do Obituary; e "Pile of Skulls" (92) e "Black Hand Inn" (94) do Running Wild. Durante o ano foram produzidos videoclipes para várias faixas, incluindo "People Of The Lie", que fez sucesso com suas exibições TV.


Em 1991 lançaram o vídeo "Hallucinative Comas", que continha um filme de terror intercalado com canções do Kreator.

Em 2001, o guitarrista finlandês Sami Yli-Sirniö substituiu Tommy Vetterli, que, por um problema que o impedia de tocar com frequência, teve que deixar a banda.Eles entraram em estúdio e gravaram o álbum Violent Revolution. Com músicas mais trabalhadas, ritmo rápido e um som mais pesado que o restante da discografia, o disco marcou o abandono do grupo das influências do industrial/gótico para retornarem totalmente ao thrash metal, agora influenciados pelo death metal melódico.Foi gravado um videoclipe para a faixa-título que ajudou a popularização do álbum, divulgando a nova fase da banda.

Em 2003, sai pela Steamhammer o álbum duplo ao vivo Live Kreation, e o DVD Live Kreation - Revisioned Glory com 19 faixas tocadas ao vivo no Brasil, Coreia do Sul e Alemanha durante a "Violent Revolution Tour 2002", além de incluir todos os videoclipes gravados na carreira.

Seguindo a mesma linha sonora de Violent Revolution, em 2005 é lançado Enemy of God, onde é mantida a complexa estrutura das canções e vê-se uma pegada mais progressiva na últimas faixas. A versão DVD incluía, além do álbum, a apresentação da banda realizada do Wacken Open Air de 2005. Destacam-se a faixa-título, "Impossible Brutality", "Suicide Terrorist" e "Voices of the Dead".

Em 2008, foi lançado o DVD At the Pulse of Kapitulation, contendo os vídeos Live in East Berlin e Hallucinative Comas. Ambos haviam sido disponibilizados anteriormente em VHS e não estavam mais à venda.

Depois de mais quatro anos a banda volta a gravar um álbum de estúdio, trazendo Hordes of Chaos em 19 de janeiro de 2009.Desta vez as músicas são mais diretas e rápidas e, ainda que seja mais curto que os anteriores, não priva a brutalidade que é marca registada da banda.

No início de 2010, o grupo assinou com a Nuclear Blast e embarcou numa turnê americana para comemorar o aniversário de 25 anos do primeiro disco.

Em 2012 é anunciado um novo álbum, Phantom Antichrist, que foi lançado em junho pela gravadora Nuclear Blast.Com esse disco percebe-se que a banda mesclou o som apresentado nos álbuns anteriores, com algo da fase mais gótica do fim dos anos noventa, apresentando uma maior intensidade das melodias e estendendo da complexidade sonora. A turne de divulgação passou novamente pelo Brasil.O bônus do álbum (lançado em DVD) contém "Conquerors of the Ice - The Making of Phantom Antichrist", um breve documentário abordando a gravação do álbum, e também "Harvesting the Grapes of Horror", que são duas apresentações no festival WOA, realizadas em 2011 e 2008.

Em 2013 foi lançado o CD duplo ao vivo e o DVD Dying Alive, contendo performances da banda na turnê de promoção de Phantom Antichrist.


Recentemente, Mille Petrozza anunciou que irá começar a compor novas músicas em 2016, mas um novo disco só é esperado para 2017.










Endless Pain(1985)


1. Endless Pain 03:33
2. Total Death 03:28
3. Storm of the Beast 05:01
4. Tormentor 02:56
5. Son of Evil 04:17
6. Flag of Hate 04:43
7. Cry War 03:45
8. Bone Breaker 02:58
9. Living in Fear 03:13
10. Dying Victims 04:46











Pleasure To Kill(1986)



1. Intro / Choir of the Damned 01:40
2. Ripping Corpse 03:36
3. Death Is Your Saviour 03:58
4. Pleasure to Kill 04:11
5. Riot of Violence 04:56
6. The Pestilence 06:58
7. Carrion 04:48
8. Command of the Blade 03:57
9. Under the Guillotine 04:38











Terrible Certainty(1987)



1. Blind Faith 04:10
2. Storming with Menace 04:28
3. Terrible Certainty 04:31
4. As the World Burns 03:51
5. Toxic Trace 05:35
6. No Escape 05:03
7. One of Us 04:02
8. Behind the Mirror 04:33











Extreme Agression(1989)



1. Extreme Aggressions 04:44
2. No Reason to Exist 04:37
3. Love Us or Hate Us 03:42
4. Stream of Consciousness 03:53
5. Some Pain Will Last 05:40
6. Betrayer 03:59
7. Don't Trust 03:43
8. Bringer of Torture 02:16
9. Fatal Energy 04:58











Coma Of Souls(1990)



1. When the Sun Burns Red 05:31
2. Coma of Souls 04:19
3. People of the Lie 03:16
4. World Beyond 02:03
5. Terror Zone 05:57
6. Agents of Brutality 05:17
7. Material World Paranoia 05:01
8. Twisted Urges 02:47
9. Hidden Dictator 04:50
10. Mental Slavery 05:44










Renewal(1992)



1. Winter Martyrium 05:43
2. Renewal 04:36
3. Reflection 06:15
4. Brainseed 03:17
5. Karmic Wheel 06:06
6. Realitätskontrolle 01:22
7. Zero to None 03:12
8. Europe After the Rain 03:19
9. Depression Unrest 05:05











Cause For Conflict(1995)



1. Prevail 03:59
2. Catholic Despot 03:23
3. Progressive Proletarians 03:24
4. Crisis of Disorder 04:17
5. Hate Inside Your Head 03:38
6. Bomb Threat 01:46
7. Men Without God 03:45
8. Lost 03:34
9. Dogmatic 01:27
10. Sculpture of Regret 02:59
11. Celestial Deliverance 03:14
12. Isolation 11:54











Outcast(1997)



1. Leave This World Behind 03:29
2. Phobia 03:22
3. Forever 02:52
4. Black Sunrise 04:33
5. Nonconformist 03:15
6. Enemy Unseen 03:21
7. Outcast 04:54
8. Stronger Than Before 03:17
9. Ruin of Life 03:53
10. Whatever It May Take 03:47
11. Alive Again 03:47
12. Against the Rest 02:39
13. A Better Tomorrow 04:13











Endorama(1999)



1. Golden Age 04:51
2. Endorama (ft. Tilo Wolff) 03:20
3. Shadowland 04:28
4. Chosen Few 04:31
5. Everlasting Flame 05:23
6. Passage to Babylon 04:25
7. Future Ring 04:44
8. Entry 01:05
9. Soul Eraser 04:30
10. Willing Spirit 04:37
11. Pandemonium 04:11
12. Tyranny 04:00











Violent Revolution(2001)



1. Reconquering the Throne 04:13
2. The Patriarch 00:52
3. Violent Revolution 04:55
4. All of the Same Blood (Unity) 06:12
5. Servant in Heaven / King in Hell 05:09
6. Second Awakening 04:48
7. Ghetto War 05:05
8. Replicas of Life 07:34
9. Slave Machinery 03:58
10. Bitter Sweet Revenge 05:25
11. Mind of Fire 03:57
12. System Decay 04:34










Enemy Of God(2005)



1. Enemy of God 05:44
2. Impossible Brutality 04:31
3. Suicide Terrorist 03:29
4. World Anarchy 03:55
5. Dystopia 03:41
6. Voices of the Dead 04:33
7. Murder Fantasies 04:50
8. When Death Takes Its Dominion 05:39
9. One Evil Comes (a Million Follow) 03:20
10. Dying Race Apocalypse 04:41
11. Under a Total Blackened Sky 04:29
12. The Ancient Plague 06:58











Hordes Of Chaos(2009)



1. Hordes of Chaos (a Necrologue for the Elite) 05:04
2. Warcurse 04:10
3. Escalation 03:24
4. Amok Run 04:12
5. Destroy What Destroys You 03:13
6. Radical Resistance 03:43
7. Absolute Misanthropy 03:37
8. To the Afterborn 04:53
9. Corpses of Liberty 00:55
10. Demon Prince 05:16











Phantom Antichrist(2012)



1. Mars Mantra
2. Phantom Antichrist
3. Death to the World
4. From Flood into Fire
5. Civilization Collapse
6. United in Hate
7. The Few, the Proud, the Broken
8. Your Heaven My Hell
9. Victory Will Come
10. Until Our Paths Cross Again

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About