sexta-feira, 25 de setembro de 2015

SEPULTURA

                                        SEPULTURA






Gênero: Thrash Metal

País: Brasil


Sepultura é uma banda brasileira de metal surgida em 1984, criada pelos irmãos Max Cavalera e Igor Cavalera em Belo Horizonte, Minas Gerais. É considerada a banda brasileira de maior repercussão no mundo. O Sepultura possui influências diversificadas, que vão desde o black metal e death metal, passando pelo thrash metal, até inspirações externas ao metal, como hardcore, nu metal, música tribal africana e japonesa, música indígena, entre outros diversos estilos musicais.

O nome Sepultura[6] (em inglês, grave) foi escolhido quando Max Cavalera traduzia uma canção do Motörhead chamada "Dancing on Your Grave". Originalmente tinha a formação de Paulo Jr. (baixista), Igor Cavalera (baterista), Max Cavalera (somente guitarrista) e Wagner Lamounier (guitarrista e vocalista). Em 1985, sai Wagner, que formaria o Sarcófago, e Max assume os vocais, Jairo Guedez entra como segundo guitarrista. No ano seguinte sai Jairo e, em 1987, entra na banda Andreas Kisser em seu lugar, estabelecendo a formação clássica que duraria dez anos. Agora em sua formação atual, o vocal é feito pelo americano Derrick Green e a bateria por Eloy Casagrande, ficando Andreas como guitarrista único.

Sepultura já vendeu aproximadamente 30 milhões de unidades mundialmente, ganhando múltiplos discos de ouro e platina em todo o mundo, inclusive em países como França, Austrália , Indonésia, Estados Unidos, e na sua terra natal, Brasil.

Foi em Belo Horizonte, no ano de 1984, que a história do Sepultura começou.Os irmãos fundadores Max e Igor Cavalera inicialmente tinham como influência bandas de heavy rock como Black Sabbath, Van Halen, Iron Maiden, Motörhead, AC/DC, Judas Priest e Ozzy Osbourne. Após viajarem para São Paulo, conheceram várias outras bandas em uma loja de fitas, e mudaram drasticamente de gosto após ouvirem Venom pela primeira vez: a partir daí, começaram a ouvir Hellhammer/Celtic Frost, Kreator, Sodom, Megadeth, Exodus e Exciter.Esse novo direcionamento seria a base base o futuro som do Sepultura.

A primeira formação do grupo era composta por Max (guitarra), Igor (bateria), Paulo Jr. (baixo) e Wagner Lamounier (vocal).Após desentendimentos, Wagner deixa o grupo para formar o Sarcófago – banda de black metal que também iria marcar história na música extrema – e assim, Max torna-se vocalista e guitarrista, chamando Jairo Guedez para a segunda guitarra.

Em 1985 num festival de bandas em Belo Horizonte, a Cogumelo Records contrata a banda após o dono da gravadora ter assistido ao show do Sepultura. No fim do ano saiu o primeiro lançamento do quarteto com o EP Bestial Devastation, gravado e produzido em apenas dois dias, que continha canções dos também brasileiros do Overdose. Apesar da baixa qualidade de produção, o EP rendeu bons frutos, que, somado a uma turnê de divulgação nacional, levou-os novamente aos estúdios para gravar um disco completo. Em novembro de 1986 é lançado Morbid Visions, primeiro álbum de estúdio do Sepultura e um dos primeiros discos de death metal/black metal do mundo. Vale notar que nessa época os integrantes da banda ainda eram adolescentes. Apesar de ter lançamento restrito para o Brasil, a banda começava a obter certo reconhecimento na cena underground do metal, principalmente devido ao surgimento de seu primeiro hit, "Troops of Droom". Desse modo, a banda muda-se para a capital de São Paulo.


No início de 1987, Jairo Guedz deixa a banda. Ele foi substituído pelo guitarrista paulista Andreas Kisser, que já havia feito algumas jams com o grupo, e assim lançaram o álbum Schizophrenia no mesmo ano, o último com a produção da gravadora Cogumelo.O álbum refletiu uma mudança estilística voltado para um som mais thrash metal, enquanto mantinham os elementos de death metal do Morbid Visions. Schizophrenia apresentou uma melhora na produção e na performance dos músicos, e veio a ser uma sensação da crítica por toda a Europa e América do Norte, começando a ser muito requisitado para importação nestes continentes. A gravadora New Renaissance lançou o disco nos Estados Unidos. O furor provocado pelo Schizophrenia fez com que houvesse um lançamento pirata do disco por uma gravadora europeia, que chegou à marca de 30 mil cópias vendidas, porém sem a banda poder usufruir dos direitos autorais.

Em 1989, o Sepultura assinou com a Roadrunner Records, conseguindo um contrato de sete anos. Como era o que a banda precisava, lançaram o novo álbum pela nova gravadora, sendo o terceiro lançamento do grupo, Beneath the Remains. Este foi gravado em nove dias e produzido pelo produtor americano Scott Burns. Foi o álbum que provou que o Sepultura podia gerar vendas milionárias, e até hoje já vendeu mais de 800.000 cópias mundo afora. Após o lançamento, o disco acabou sendo comparado com Reign in Blood, clássico do Slayer. E, pela primeira vez, o Sepultura sai em turnê fora do Brasil, tocando junto dos alemães do Sodom na Áustria, Estados Unidos e México. Essa turnê foi marcada pelos conflitos constantes entre os membros das duas bandas.


Igor Cavalera, hoje no Cavalera Conspiracy, fundou com o irmão Max o Sepultura
Em 1990, a banda toca em vários shows, incluindo o Dynamo Open Air Festival, com cerca de 26 mil pagantes, e conhecem Gloria Bujnowski, empresária do Sacred Reich. O grupo decide tê-la também como empresária. Depois das apresentações, o Sepultura entra em estúdio para regravar "Troops of Doom", que a Roadrunner usaria para relançar o álbum Schizophrenia remixado. Ainda no mesmo ano, a Cogumelo relança Bestial Devastation com uma nova versão de "Troops of Doom".

A banda chamou atenção por onde passou e seu nome despontou na mídia mundial. Nesta turnê encontraram uma de suas fontes de inspiração, Lemmy Kilmister e sua banda Motörhead, cruzaram o muro de Berlim ainda na época da guerra fria, e até conheceram o Metallica, banda muito forte na época. Foi gravado nesta época o primeiro videoclipe do Sepultura, "Inner Self", que tal qual "Mass Hypnosis" e "Beneath the Remains", tornou-se um clássico da banda. Em 1991, o Sepultura toca no Rock in Rio II, para 50 mil pessoas. Dois meses depois, a atual gravadora da banda lança Arise, que vende cerca de 160 mil cópias nas 8 primeiras semanas. Ao final da turnê de divulgação, o álbum já tinha vendido mais de 1.000.000 de cópias, e figurou a posição 119 no top 200 da Billboard. Como seu antecessor, também foi produzido por Scott Burns. É considerado pela maioria dos fãs de longa data o melhor álbum do grupo.


No mesmo ano, são lançados alguns singles, como "Arise", "Under Siege (Regnum Irae)" e "Dead Embryonic Cells". Logo após a apresentação no Rio a banda promoveu um show gratuito em São Paulo na praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, o show contou com aproximadamente 40 mil pessoas. Mas algumas pessoas confundiram o espírito de confraternização dos fãs, e um rapaz foi assassinado. Esta fatalidade criou um falso mito sobre o público da banda, que repercutiu por muitos anos negativamente fazendo com que muitos produtores de shows brasileiros temessem marcar shows com o grupo.

Na edição 2013 do Rock in Rio, o Sepultura tocou 2 vezes. Uma no dia 19/09/2013, no Palco Mundo, ao lado do Tambours du Bronx.

A segunda apresentação foi no dia 22/09/2013. Desta vez no palco Sunset, a banda tocou ao lado do cantor Zé Ramalho, no espetáculo que foi chamado de "Zépultura". O show foi bastante elogiado pela crítica, e agradou ao público presente.


A banda parte para Los Angeles, EUA, e iniciam as gravações do seu 13º álbum de estúdio no estúdio caseiro do produtor Ross Robinson (também responsável por Roots). The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart foi lançado em 25 de outubro de 2013, e conta com uma sonoridade ainda mais extrema, em certos pontos lembrando bandas de Death Metal como Morbid Angel e Behemoth. As letras de Kisser e Green para o disco são pontuadas pela crítica à ordem mundial, já vista no título tirada de uma frase de Metrópolis (1928). As faixas incluem covers de Nação Zumbi em "Da Lama ao Caos" - cantada por Kisser - e Death em "Zombie Ritual", além de uma participação de Dave Lombardo, ex-baterista do Slayer, em "Obsessed" e a sobra de estúdio "Stagnate State of Affairs". "The Age Of The Atheist" foi a faixa escolhida para primeiro single, e a banda também gravará um videoclipe para a música "The Vatican"











Morbid Visions(1986)




01- Morbid Visions
02- Mayhem
03- Troops of Doom
04- War
05- Crucifixion
06- Show Me the Wrath
07- Funeral Rites
08- Empire of the Damned











Schizophrenia(1987)




01- Intro
02- From the Past Comes the Storms
03- To The Wall
04- Escape to the Void
05- Inquisition Symphony
06- Screams Behind The Shadows
07- Septic Schizo
08- The Abyss
09- R.I.P.
10- Troops of Doom
11- The Past Reborns the Storms
12- Septic Schizo(Remix)
13- To The Wall(Remix)











Beneath The Remains(1989)




01- Beneath the Remains
02- Inner Self
03- Stronger Than Hate
04- Mass Hypnosis
05- Sarcastic Existence
06- Slaves of Pain
07- Lobotomy
08- Hungry
09- Primitive Future
10- A Hora e a Vez do Cabelo Nascer
11- Inner Self
12- Mass Hypnosis











Arise(1991)




01- Arise
02- Dead Embryonic Cells
03- Desperate Cry
04- Murder
05- Subtraction
06- Altered State
07- Under Siege (Regnum Irae)
08- Meaningless Movements
09- Infected Voice
10- Orgasmatron(Cover Motorhead)
11- Intro
12- C.I.U.
13- Desperate Cry












Chaos A.D.(1993)




01- Refuse/Resist
02- Territory
03- Slave New World
04- Amen
05- Kaiowas
06- Propaganda
07- Biotech Is Godzilla
08- Nomad
09- We Who Are Not as Others
10- Manifest
11- The Hunt
12- Clenched Fist











Roots(1996)




01- Roots Bloody Roots
02- Attitude
03- Cut-Throat
04- Ratamahatta
05- Breed Apart
06- Straighthate
07- Spit
08- Lookaway
09- Dusted
10- Born Stubborn
11- Jasco
12- Itsári
13- Ambush
14- Endangered Species
15- Dictatorshit
16- Canyon Jam












Against(1998)




01- Against
02- Choke
03- Rumors
04- Old Earth
05- Floaters In Mud
06- Boycott
07- Tribus
08- Common Bonds
09- F.O.E.
10- Reza
11- Unconscious
12- Kamaitachi
13- Drowned Out
14- Hatred Aside
15- T3rcermillennium
16- Gene Machine/Don't Bother Me
17- Prenúncio











Nation(2001)




01- Sepulnation
02- Revolt
03- Border Wars
04- One Man Army
05- Vox Populi
06- The Ways Of Faith
07- Uma Cura
08- Who Must Die?
09- Saga
10- Tribe To A Nation
11- Politricks
12- Human Cause
13- Reject
14- Water
15- Valtio











Roorback(2003)




01- Come Back Alive
02- Godless
03- Apes of God
04- More of the Same
05- Urge
06- Corrupted
07- As It Is
08- Mind War
09- Leech
10- The Rift
11- Bottomed Out
12- Activist
13- Outro
14- Bullet the Blue Sky











Dante XXI(2006)




01- Lost
02- Dark Wood of Error
03- Convicted in Life
04- City of Dis
05- False
06- Fighting On
07- Limbo
08- Ostia
09- Buried Words
10- Nuclear Seven
11- Repeating The Horror
12- Eunoé
13- Crown and Miter
14- Primium Mobile
15- Still Flame











A-Lex(2009)




01- A-Lex I
02- Moloko Mesto
03- Filthy Rot
04- We've Lost You
05- What I Do!
06- A-Lex II
07- The Treatment
08- Metamorphosis
09- Sadistic Values
10- Forceful Behavior
11- Conform
12- A-Lex III
13- The Experiment
14- Strike
15- Enough Said
16- Ludwig Van
17- A-Lex IV
18- Paradox











Kairos(2011)




01- Spectrum
02- Kairos
03- Relentless
04- 2011
05- Just One Fix(Ministry Cover)
06- Dialog
07- Mask
08- 1433
09- Seethe
10- Born Strong
11- Embrace the Storm
12- 5772
13- No One Will Stand
14- Structure Violence (Azzes)
15- 4648










The Mediator Between Head And Hands Must Be The Heart(2013)




01- Trauma of War
02- The Vatican
03- Impending Doom
04- Manipulation of Tragedy
05- Tsunami
06- The Bliss of Ignorants
07- Grief
08- The Age of the Atheist
09- Obsessed
10- Da Lama ao Caos(Chico Science e Nação Zumbi Cover)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About